segunda-feira, janeiro 16, 2006

Aula 21 - 11-01-2006

Santo Agostinho (354-430)

1.Pensamento Político Medieval
- Feudalismo
-Patrimonialismo

Contexto:
- invasão e pilhagem de Roma pelo chefe visigodo Alarico em 410, leitmotiv da redação da obra "De civitate dei" (escrita entre 413 e 426)
- Agostinho era cidadão do Império Romano, da província da Numídia, no norte de África- filho de pai pagão e mãe cristã, leva uma vida dissoluta até se converter aos 34 anos em Milão- adere à seita persa dos maniqueístas

2. Pensamento:
- cristianização da teoria das ideias de Platão e da concepção estóica do cosmos- concepção providencialista da história, com seis idades: de Adão ao Dilúvio; do Dilúvio a Abraão; de Abraão a David; de David à deportação na Babilónia; daí até ao nascimento de Cristo; daqui à chegada do sétimo dia
- as duas cidades, a de Deus e a do diabo
- a origem diabólica e punitiva da política
- três funções do poder político: mandar (pode degenerar pela paixão do comando); providenciar pelos subordinados; aconselhar (quem manda é conselheiro do povo)
- fins do poder político: justiça e paz- retoma da noção de povo em Cícero: "multidão de seres associados pela participação harmoniosa em torno daquilo que amam"
3.Posteridade:
- maniqueísmo: os seus reflexos na ordem internacional
- a noção de "pecado original": Santo Agostinho é um dos grandes pais da Igreja Católica
- Protestantismo: Lutero é um frade agostiniano, influenciado pela noção de culpa

Ideias- Chave:

Feudalismo
Patrimonialismo
cidade de deus / cidade do diabo
Maniqueísmo
Providencialismo
Origem diabólica do Poder Político