quarta-feira, novembro 16, 2005

Aula 11 - 16-11-2005

A NATUREZA DO POLÍTICO

Disponíveis para download as fichas de exposição desta aula.

O poder em geral
— As questões terminológicas. O carácter pluri-significativo da expressão poder.
— As antinomias potestas/potentia, puissance/pouvoir, potere/potenze.
— A distinção de Max Weber entre Macht (o poder puro e simples) e Herrschaft (a pretensão de legitimidade apelando à crença em algo de diferente da mera força). A conversão de uma acção comunitária amorfa numa acção racional, pela existência de uma estrutura complexa de práticas materiais e simbólicas destinadas à produção do consenso (Weber).
— Distinção entre poder e coerção. O poder como relação interpessoal. O jogo de soma zero (zero some).
— O poder como a capacidade criada por um acordo social, onde há a hipótese de um jogo de soma variável.
— A importância dos conceitos operacionais da teoria dos jogos no processo de análise do poder. Teses de P.G. Cambray (1932), Von Neumann e Morgenstern (1943) e Rapoport (1960).

O poder político
- A Perspectiva unidimensional, bidimensional e tridimensional do Poder Político.
— A dimensão simbólica, globalista e institucionalizada do poder político, como uma representação quanto ao futuro esperado (Burdeau). Do poder em geral (power) ao poder político (political power). O poder político como relação entre poderes. O poder como relação institucionalizada.
— A importância do institucionalismo. A visão do poder político como algo que serve uma ideia-força, comungada pelos membros do grupo e exigindo a adesão dos mesmos a um fim duradouro, um estatuto e uma série de regras processuais.
— A tese de Talcott Parsons.