sexta-feira, outubro 21, 2005

Aula 3 - 19-10-2005

As origens da Ciência Política contemporânea (Primeira Fase)

Disponível para download a apresentação em formato powerpoint exibida na aula pela Professora Teressa Paulo

— Diferença entre o estudo da política e o aparecimento de uma disciplina intelectual autónoma chamada ciência política, cujos cultores são designados pela categoria political scientists ou politólogos.

— A procura do nome para a disciplina. As designações clássicas e medievais: épistemé politikè, scientia civilis, doctrina politica. A civil philosophy de Hobbes e a Staatswissenschaft de Hegel. As designações contemporâneas: estadística, cibernética, estatologia, estatocracia, politologia. Confronto entre a science of politics e a political science.

— Diferença entre ciência política e ciências políticas.

— A arte política do movimento da Razão de Estado e os arcana imperii, as artes reconditae regendi respublicas et dominandi. O aparecimento das Academias estaduais independentes das autoridades eclesiásticas: cultura das disciplinas, cultura do espírito ou cultura das Artes e Sciencias.

— O movimento germânico das ciências cameralísticas (segunda metade do século XVIII) transformando a arte de governo da Razão de Estado numa ciência de polícia, ciência de governo ou Staatswissenschaft, como estudo cumulativo das actividades políticas, sociais, económicas, financeiras e jurídicas do Estado. A Staatswissenschaft de Hegel e a Staatskunst de Adam Muller. A evolução no sentido da teoria geral do Estado (Allgemeine Staatslehre). De J. K. Bluntschli e Lehre von Modernen Staat, 1875-1876, a Georg Jellinek, Allgemeine Staatslehre, de 1900.

- A ciência política norte-americana e o estudo do comportamento político, como reacção contra o normativismo, pela análise da dinâmica das instituições públicas. O estudo do political process (Bentley): estudo das instituições públicas como elas são, na sua dinâmica.

- A criação da École Libre des Sciences Politiques em Paris (1871) e a criação da School of Political Science na Columbia University em Nova Iorque (1880) sob o impulso de John Wiliam Burgess (1844-1931). A autonomia académica da Ciência Política e o surgimento de vários departamentos de Ciência Política nas Universidades Americanas.

- 1903: fundação da American Political Science Association (APSA).

Ideias-Chave:

Normativismo
Teoria Geral do Estado
Sociologismo
Political Process
Positivismo
Utilitarismo
Evolucionismo
APSA
Ciências Políticas versus Ciência Política